Exclusivo, entrevista com Raimundao (diretor da escola)
Por Waldemar Terr (Repórter de Política)
wter@uol.com.br - wter.blog.uol.com.br
Raimundo Marques Vieira,
O diretor do Liceu Maranhense, professor Raimundo Marques Vieira, conta que a escola completa, neste ano, 169 anos de existência e que tem pela frente novos desafios, como melhorar ainda mais a classificação no Enem. Ao lado dos professores João Soares da Fonseca e Francisco Valdério Pereira da Silva Júnior, Marques assumiu o comando do Liceu em abril de 2006 com a missão de reconquistar a confiança da comunidade estudantil e dos colegas de profissão.
Uma das primeiras medidas foi dar condições para que, em 2007, mais de 150 estudantes fossem aprovados no vestibular da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), muitos conseguindo a primeira colocação em seus cursos. Também houve melhoria no desempenho dos alunos no Enem. A diretoria explica que “o bom desempenho dos alunos do Liceu no Enem lhes garantiram bolsas integrais e parciais nas faculdades particulares de São Luís”.
“No Enem, não tem sido diferente: temos ocupado sempre nas primeiras colocações dentre as escolas públicas, o que tem permitido aos nossos alunos bolsas de estudo total ou parcial nas universidades privadas do país. Temos nos destacado também nos trabalhos de pesquisa junto à Fapema, com o primeiro e segundo lugar no ano de 2006, e o segundo lugar em 2007. Atualmente, são 28 alunos com bolsa de pesquisa do PIBIC Jr. financiado pela Fapema. Nos esportes também temos sempre pontificados nas primeiras colocações entre as escolas públicas”, afirma o diretor do Liceu.
A seguir um pouco da história do Liceu e das ações realizadas pela diretoria, com base em informações do colegiado.
- Aprovação em vestibular e primeiras colocações no Enem
- A origem do nome liceu e o primeiro colégio público do estado
- Comemorações de 169 anos como patrimônio do povo
- O Liceu e a educação maranhense
- Abertura do caminho para ingresso no ensino superior
- Vários festivais são realizados para movimentar a escola
- Festival de música e projetos interdisciplinares
- Iniciação científica e Coral Liceísta
- Convênios com Cefet e Sesc para abrir o colégio
- Como funciona hoje e os novos desafios
Comentários