Governo do Estado homenageia professora do liceu Maranhense, Concita Quadros...

Concita Quadros
“O aluno é o centro e o fim da educação”, afirmou a educadora Conceição de Maria Ribeiro Quadros ao ser homenageada pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), no Dia do Professor, em solenidade realizada no auditório Arthur Azevedo, na 2ª Feira do Livro. Como a mais antiga professora do Estado, ela também foi homenageada pela Academia Maranhense de Letras (AML) com a entrega da comenda comemorativa do bicentenário do nascimento do escritor Francisco Sotero dos Reis e pela Prefeitura de São Luís.

Em discurso emocionado, Concita Quadros lembrou os longos anos que ensinou no Centro de Ensino Liceu Maranhense, quando trabalhou como mestra de alunos que se transformaram em homem e mulheres importantes que se destacaram em diversas áreas de atividades no Maranhão e no país.


Régina Galeno entrega placa em que homenageia Concita Quadros...

Dona de um extenso e rico currículo, com experiências nacionais e internacionais, professora de diversos colégios maranhenses, Concita Quadros disse que estava feliz e agradecida com as homenagens, ao ser aplaudida de pé por dezenas de pessoas que lotavam o auditório.

Em nome do secretário de Educação, Lourenço Vieira da Silva, a secretária adjunta de Ensino da Seduc, Régina Galeno entregou a homenageada uma placa destacando que o “trabalho dignifica a vida humana”,

Depois de destacar as conquistas dos estudantes do Liceu Maranhense, Régina Galeno salientou que a educação maranhense está avançando, principalmente pelo trabalho digno dos professores na construção de novas gerações. Ela citou Concita Quadros como um exemplo a ser seguido, pela sua dedicação e luta pela melhoria da educação e de vida de cada profissional.

Ao lembrar os 170 anos de fundação da escola, disse que o Liceu Maranhense traduz a história da educação maranhense, bem como o contexto histórico e político das mudanças que ocorreram na educação.

Régina Galeno recordou ainda que a educacional tradicional era dirigida às elites e o Liceu era uma escola modelo onde as elites estudavam. Frisou que o processo que foi modificado com a redemocratização do país, que fez com que o Liceu atendesse as classes menos privilegiadas do Estado. “Isto possibilitou que os filhos dos trabalhadores também tivessem o direito garantido de aprendizagem com qualidade”.

A comenda comemorativa do bicentenário do nascimento do escritor Francisco Sotero dos Reis foi entregue à professora Concita Quadros pelo presidente da AML, Lino Raposo Moreira. “Foi um escolha espontânea e generosa em reconhecimento ao trabalho da homenageada pela melhoria da qualidade de ensino, a formação moral e individual de cada indivíduo, em beneficio de toda a humanidade”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog